Material: soro TOX

Preparo: Juntamente com o material, enviar informações como :
* Data da coleta
* Horário da coleta
* Data da última dose administrada
* Horário da última dose administrada.

Interpretação:

A vancomicina é um antibiótico, geralmente utilizada no tratamento de infecções graves causadas por cepas de S. aureus resistentes a betalactâmicos, no tratamento de infecções causadas por outros microrganismos Gram*positivos suscetíveis à vancomicina em pacientes alérgicos à penicilina, em pacientes que não podem receber ou não responderam a outras drogas, incluindo penicilinas ou cefalosporinas, e para o tratamento de infecções graves causadas por microrganismos suscetíveis à vancomicina e resistentes a outros antimicrobianos.
Indicação: Monitoração do uso de vancomicina
Interpretação clínica: A determinação da concentração da vancomicina é complexa devido á existência do fenômeno de redistribuição e de variáveis como, por exemplo, idade do paciente. A meia*vida plasmática média é de aproximadamente 6 horas (faixa de 4 a 11 horas) para pacientes com função renal normal, porém em pacientes com função renal diminuída (oligúria ou anúria) a meia*vida plasmática é de aproximadamente 7 dias (faixa de 6 a 10 dias). Setenta e cinco por cento a 90% é eliminado pelo rim, sendo seu clearance próximo ao clearance da creatinina. Apenas cerca de 5% da dose é metabolizada. As dosagens podem ser realizadas nos horários de pico, vale, 1 ou 2 horas após a infusão.

Sugestão de leitura complementar:

Cloridrato de vancomicina. ANVISA. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9072942014&pIdAnexo=2257167, consulta em 26 de novembro de 2014.

Coleta: coletar 2ml de soro em tuboamarelo gel e enviar refrigerado