Material: Soro * tubo Trace

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação: As principais causas de deficiência de selênio incluem pacientes em dieta parenteral sem a adição deste elemento, infecção pelo HIV, doenças graves, desnutrição severa e doença inflamatória intestinal.. Em algumas regiões, com solo pobre neste composto, podemos encontrar indivíduos com deficiência nutricional de selênio. O aumento de selênio esta associado a contaminação pela exposição ocupacional ou a neoplasias do sistema reticuloendotelial.
Indicação: Monitoração da suplementação de selênio durante a nutrição parenteral; Exposição ocupacional ao selênio; Pode ser útil na investigação da miocardiopatia de causa desconhecida.
Interpretação clínica: Atualmente o selênio pode ser encontrado em alguns suplementos vitamínicos (devido a seu potencial de ação como antioxidantes) e o uso destes suplementos podem interferir na dosagem do elemento * aumento dos níveis séricos.

Coleta: 1ª Opção de Coleta:
Coletar das amostras de sangue em Tubo Trace Sem Aditivo da BD (Ref. 368380)
* Aguardar a retração de coágulo
* Centrifugar a amostra e transferir por inversão para um Tubo de Tampa Branca da GREINER * (GBO) Z No Additive de 3mL (Ref. 454241) ou de 6 mL (Ref. 456001)

2ªOpção de Coleta:
* Coleta em Tubo de Tampa Branca da GREINER * (GBO) Z No Additive de 9mL (Ref. 455001) ou 6 mL (Ref. 456001)
* Aguardar a completa retração de coágulo em estufa ou banho*maria a 37ºC por no mínimo 2 horas;
* Centrifugar a amostra e transferir por inversão para um Tubo de Tampa Branca da GREINER * (GBO) Z No Additive de 3mL (Ref. 454241) ou de 6 mL (Ref. 456001);

Encaminhar a amostra sob o acondicionamento Refrigerado (2 a 8 ºC) sem contato direto com o gelo.