Material: Liquor

Preparo: Jejum não obrigatório.
* Utilizar frasco estéril (tubo falcon)

Interpretação: Uso: Avaliação de de Doenças Desmielinizantes (especialmente a Esclerose Múltipla).
A concentração de PMB muitas vezes está aumentada em pacientes com doenças desmielinizantes tais como esclerose múltipla. Pode estar aumentada em pacientes com lesão na cabeça, trauma do SNC, tumor, acidente vascular cerebral e encefalites virais.

Coleta: Urina – Realizar higiene genitais, desprezar o primeiro jato e colher todo volume da primeira urina da manhã em frasco estéril, enviar uma alíquota no frasco estéril de 50 mL.
*Escarro – A coleta de escarro deve ser realizada preferencialmente de manhã ao se levantar, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes procurando obter o material da árvore brônquica. Uma boa amostra de escarro é obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O aspecto ideal da amostra é mucopurulento. Enviar o material em frasco estéril volume mínimo 2,0 mL.
*Líquidos Nobres – Enviar de 5,0 a 10,0 mL, preferencialmente em tubo Falcon para evitar derramamento durante o transporte.
*Pode ser realizado na linfa, devendo dessa forma ser coletada do lóbulo da orelha ou prega do cotovelo e ser enviada as lâminas.
*Critério de rejeição da amostra: Urina – Rejeitar volumes menores de 10 mL.
Escarro – Pouca amostra e saliva.
Linfa – Lâminas com sangue e linfonodos.