Material: sangue total EDTA

Método: Jejum não necessário.

Interpretação

O HHV*8 está associado a doença de Castleman e ao Sarcoma de Kaposi. A PCR realizada no material da biópsia confirma a infecção por este agente. O vírus também pode ser detectado em sangue periférico destes pacientes, mas a sensibilidade é menor, em torno de 70 a 80%. Este agente pode ser encontrado no sangue periférico de indivíduos sadios.

Indicação: Diagnóstico de infecção pelo HHV*8. Este teste é mais usado em pesquisa clínica pois o diagnóstico de Sarcoma de Kaposi e doença de Castleman é realizado facilmente pelo anátomo patológico.

Interpretação clínica: Não se sabe qual é a chance de indivíduos sem sintomas e com PCR+ desenvolverem doença, mas provavelmente a maioria dos indivíduos expostos ao vírus raramente desenvolve sintomas. A prevalência e anticorpos anti HHV*8 é alta (4*7%) a e freqüência da doença na populaçao imunocompetente é muito baixa.

Sugestão de leitura complementar:

Caterino*de*Araujo A, Santos*Fortuna E, Carbone PHL, et al. Human herpesvirus*8 (HHV*8) antibodies in women from São Paulo, Brazil: association with behavioral factors and Kaposi’s sarcoma. Braz J Infect Dis 2003; 7( 6 ): 395*401.

Schulz T.F. Kaposi’s sarcoma*associated herpesvirus (human herpesvirus*8). J Gen Virol 1998;79:1573*91.

Coleta: Enviar 1 tubo de sangue total com EDTA ou LCR.Volume minimo 2 mL.  Enviar refrigerado