Material: plasma PPT BD

Método: Jejum não necessário.

Interpretação

A caracterização molecular do genoma HBV permite a identificação dos principais genótipos circulantes em determinadas regiões além das mutações associadas à resistência a medicamentos antivirais. É sabido que alguns genótipos estão associadas às formas mais graves da infecção pelo HBV e outros por formas mais brandas. Estes dados são essenciais na interpretação do quadro clínico do paciente e consequente seguimento do tratamento. Este método identifica os 6 subtipos denominados de A a F, para determinação dos mutantes pré-core/core. Realiza-se a amplificação por PCR de dois segmentos virais e sequenciamento das regiões. O teste detecta também mutações no gene da DNA polimerase do HBV que levam à resistência aos antivirais, permitindo o reaparecimento do DNA do virus no soro, principalmente em indivíduos submetidos a uma terapia prolongada.

Coleta

* Coletar 1 tubo de plasma PPT.
* O material deve ser centrifugado logo após a coleta por 10 minutos a 1.100G* e enviado refrigerado. Enviar o material em tubo primário.
* Os materiais que chegarem em temperatura ambiente serão considerados como LIMITADOS para a quantificação e/ou detecção viral e a interpretação do resultado será restrito.

*3137 RPM (centrifuga com raio de 10cm)
*2480 RPM (centrifuga com raio de 16cm)
*2118 RPM (centrifuga com raio de 22cm)