Material: soro

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação:

Epstein Barr que causa a mononucleose infecciosa clássica e, eventualmente, está implicado na patogênese do linfoma de Burkitt, carcinomas de nasofaringe e em desordens linfoproliferativas em pacientes imunodeprimidos.
Indicação: Determinar a presença de anticorpos específicos para antígenos virais, em especial dos direcionados ao antígeno do capsídeo viral (VCA) e ao antígeno nuclear (EBNA).
Interpretação clínica: Durante o curso da mononucleose infecciosa, os anticorpos da classe IgM e IgG para VCA aparecem precocemente, enquanto o IgG para EBNA se desenvolve mais tardiamente durante a infecção. A presença de IgM contra VCA na ausência de IgG contra EBNA indica que há uma infecção corrente, ao passo que a presença de IgG contra ambos os VCA e EBNA é indicativa de uma infecção anterior.

Sugestão de leitura complementar:
Balfour HH, Jr, Odumade OA, Schmeling DO, Mullan BD, Ed JA, Knight JA, et al. Behavioral, virologic, and immunologic factors associated with acquisition and severity of primary Epstein*Barr virus infection in university students. J Infect Dis. 2013;207:80*88.

Balfour Jr HH, Dunmire SK, Hogquist KA. Infectious mononucleosis. Clin Transl Immunology 2015; 4(2): e33.

Coleta: Encaminhar no minimo 1 ml  de soro, sob refrigeração