Material: Urina Tubo Ác. Bórico

Preparo: Deve ser realizada a higienização prévia da região genital com água e sabão.

Interpretação: Diagnóstico de infecção do trato urinário.
A urina é um filtrado estéril do sangue. Na ausência de infecção do trato urinário, ela surge a partir dos rins e bexiga, livre de organismos. A bacteriúria significativa é normalmente caracterizada por contagens de colônias maiores que 1.000.000 ou mais unidades formadoras de colônias/mL.
Contagens bacterianas baixas, obtidas em urinas aspiradas assepticamente de cateter, devem ser consideradas significativas, visto que estas não podem ser responsabilizadas por contaminação durante a coleta. Algumas espécies bacterianas, particularmente estafilococos coagulase positivo (S. aureus), crescem lentamente na urina, podendo apenas alcançar de 10.000 a 100.000 ufc/mL. Esta contagem é considerada “bacteriúria significativa” para estes microorganismos.
Os resultados de culturas de urinas com densidade baixa (principalmente de crianças) devem ser analisados e sempre levados em consideração, mesmo com contagem de colônias menor que 1.000.000 ufc/mL.

Coleta: Coletar a urina da manhã ou com 2 horas de retenção de urina na bexiga, desprezar o primeiro jato de urina, coletar o jato médio em frasco estéril e transferir cuidadosamente 4,0 mL de urina para o tubo contendo ácido bórico.
*Homogeneizar e enviar refrigerado.
O volume ideal para envio deste exame é 4,0 mL e no mínimo 3,0 mL. Para volumes inferiores ao citado, o ácido bórico pode ter uma ação inibitória sobre algumas bactérias.