Material: soro

Método: Jejum não necessário.

Interpretação

Anticorpos Irregulares são anticorpos anti*eritrocitários que não sejam os de ocorrência natural (anti*A e anti*B) e podem aparecer em várias condições, como gravidez e/ou transfusão de sangue prévia. Eventualmente, a causa da imunização pode não ser identificada. Após a exposição alguns indivíduos formam anticorpos capazes de destruir os eritrócitos transfundidos ou os eritrócitos fetal intra útero.
Indicação: Pesquisa de eritrócitos compatíveis para transfusão; avaliação pré*natal; avaliação da doença hemolítica peri*natal (DHPN), reações transfusionais; e nos testes de triagem de doadores.
OBS: Administração recente de globulina Rh imune pode provocar a presença de anti*D e levar a resultaldos falso* positivos. Não é útil para monitorar a eficácia da administração de globulina Rh.
Interpretação clínica: Quando não há a presença de anticorpos irregulares o resultado é Não Reagente.

Sugestão de leitura complementar:
Ministério da Saúde. Hemoterapia. Portaria n . 1.376, de 19 de novembro 1993. Disponível em sna.saude.gov.br/legisla/legisla/hemo/GM_P1376_93hemo.doc. Consulta em 16 de julho de 2013.

Vengelen*Tyler. Techinal Manual, 14th ed, Bethestda,American Association of Blood Banks,pg 393*419,687*707, 2002.

Coleta: Coletar amostra em tubo gel; Aguardar 30 min para retração do coagulo; Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;  Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.