Material: Liqíuido Amniótico

Preparo: Enviar a ficha de entrevista com todos os dados preenchidos.

Interpretação: Uso: anomalia cromossômica conhecida ou suspeita; anomalias congênitas múltiplas (malformações) e/ou retardo do crescimento mental; distúrbio da diferenciação sexual (genitália ambígua externa ou interna, meninas com amenorréia primária, meninos com desenvolvimento púbere retardado); retardo mental familiar nos homens; abortos múltiplos; infertilidade.
O cariótipo é um exame genético onde se realiza o estudo da constituição cromossômica das células de um indivíduo. Nesta análise, os cromossomos são identificados de acordo com determinadas características (tamanho, posição do centrômero, características de coloração – banda G), permitindo a verificação numérica e estrutural dos mesmos.
Valores de referência: 46,XY (homem) e 46,XX (mulher).

Coleta: Coletar 5,0 mL de sangue total em seringa heparinizada (heparina sódica – estéril).
A punção venosa é feita de maneira asséptica para a coleta do sangue, e a agulha deve ser trocada por uma nova, com protetor. Deve ser enviado na própria seringa.
Enviar o material dentro de 48 horas, em temperatura ambiente na própria seringa (não refrigerar e não congelar), fixando o êmbolo com esparadrapo.
Cuidados :
* Enviar a amostra (sangue total heparinizado) SOMENTE na seringa em que foi coletada a amostra;
* Não refrigerar. Enviar à temperatura ambiente;
* Amostras hemolisadas ou coaguladas torna-se inviável a realização do exame;