Material: soro

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação:

Quase todo o cálcio do organismo encontra*se no esqueleto como cristais de hidroxiapatita e 1% está no sangue e outros tecidos. Do cálcio sérico, 45% está sob a forma de cálcio ionizado, que é o que exerce a ação biológica. Alguns preferem o uso deste ao cálcio total na investigação das doenças osteometabólicas. A dosagem do cálcio ionizado representa a concentração do cálcio livre e biologicamente ativo no soro. O cálcio circula em quantidades quase iguais na forma livre e ligada a proteínas (a albumina conta com cerca de 70% das proteínas que ligam o cálcio em condições normais). Uma porção de íons cálcio não ligados à proteína liga*se a ânions como bicarbonato, fosfato e citrato. Na presença de concentrações de albumina anormais, a dosagem de cálcio ionizado fornece dados mais adequados sobre o status de cálcio, permitindo melhor avaliação de estados hipo e hipercalcêmicos. Ver Cálcio.

Sinônimos: Cálcio iônico; Cálcio difusível, Cálcio livre. ionizável

Indicação: Avaliação de hipocalcemia e hipercalcemia, especialmente em pacientes internados e em determinações de urgência. Dosagem do cálcio plasmático bioativo.

Interpretação clínica: Ver Cálcio.

Sugestão de leitura complementar:
Pincus MR, Bock JL, Rossi R, Cai D. Chemical Basis for Analyte Assays and Common Interferences. In: Mc Pherson: Henry’s Clinical Diagnosis and Management by laboratory Methods. 22nd ed. Saunders; 2011.
Vencio S, Fontes R, Scharf M. Manual de Exames Laboratoriais na Prática do Endocrinologista, anexo doenças osteometabólicas. 1 Ed, Rio de Janeiro, Gen 2012.

Coleta: Coletar amostra em tubo gel; Aguardar 30 min para retração do coagulo; Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; Não retirar a tampa do tubo, e não realizar aliquota; Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.