Material: soro congelado EXT

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação: A Bartonella hanselae pode causar 3 formas clínicas de doença, duas delas mais graves, reconhecidas como doenças oportunistas no início da epidemia de AIDS. A terceira forma clínica é denominada doença da arranhadura do gato, sendo benigna, autolimitada, caracterizada por linfadenite regional subaguda, ocorrendo após inoculação cutânea por arranhadura ou mordedura de gato. A Bartonella hanselae é um bacilo gram-negativo de difícil cultivo, sendo a sorologia com pesquisa de IgG e IgM uma maneira eficaz de se fazer o diagnóstico.
Indicação: Diagnóstico de infecção pela Bartonella hanselae
Interpretação clínica: IgM positiva e o acompanhamento de sorologia pareada com IgG ( com intervalo de 10 a 15 dias ) com aumento de 4 vezes na titulação inicial sugerem infecção recente.
Ocorrem reações cruzadas ocorrem entre B.henselae e B.quintana e com espécies de Chlamydia e Coxiella burneii.

Sugestão de leitura complementar:
Hildebrandt A, Hunfeld K-P, Baier M, Krumbholz A, Sachse A, Lorenzen T, Kiehntopf M, Fricke H-J, Straube E. First confirmed autochthonous case of human Babesia microti infection in Europe . Eur J Clin Microbiol & Infect Dis 2007; 26 (8): 595-601

Indicações: Diagnóstico da infecção por Bartonella

Interpretação clínica: A infecção causada por Bartonella henselae, mais conhecida
como a doença da arranhadura do gato; define-se como uma doença infecciosa caracterizada com linfadenopatia regional, geralmente auto-limitada.

Sugestão de leitura complementar:
Velho PENF. Estudo das bartoneloses humanas e da Bartonellahenselae: infecção experimental, microbiologia e microscopia de luz e eletrônica de transmissão [dissertação]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2001.
Loutit JS. Bartonella infections. Cur Clin Top Infec Dis. 1997;17:269-90.
Raoult D. Infections humaines à Bartonella. Presse Med. 1999;28:429-34.

Coleta: Temperatura congelado-Frasco Amarelo-gel
Enviar o volume de 2,0 mL