Material: soro

Método: Jejum não necessário.

Interpretação: Exame útil no diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico (LES) na ausência de outro marcador sorológico (anticorpos anti-dsDNA e anti-Sm), bem como no diagnóstico da síndrome de Sjögren (SS). Nesta última podem ser detectados isoladamente ou, mais frequentemente, associados, ao autoanticorpo anti-La/SS-B. No teste do FAN, exibem padrão nuclear pontilhado fino.
Indicação: Diagnóstico de Síndrome de Sjögren e outras doenças autoimunes como Lupus Eritematoso Sistêmico. Acompanha o anti-SS-B (LA).
Interpretação clínica: Podem ser detectados no soro de pacientes com síndrome de Sjögren (60 a 75%), LES (25 a50%) e na síndrome do lúpus neonatal (> 95%). Os anticorpos anti-Ro/SS-A e anti-La/SS-B apresentam alta especificidade de diagnóstico para a síndrome de Sjögren, fazendo, portanto, parte do critério para a classificação dessa síndrome.

Coleta: Coletar amostra em tubo gel;Aguardar 30 min para retração do coagulo;Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.