Material: soro

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação: O anti peptídeo citrulinado cíclico (CCP) auxilia no diagnóstico de artrite reumatóide (AR) junto fator reumatóide (FR) a fim de avaliar a gravidade e o prognóstico da doença. O anti CCP também pode ser útil na avaliação de AR em pessoas com artrite indiferenciada, ou seja que não preenchem os critérios do American College of Rheumatology (ACR) critérios para a AR. De acordo com o ACR, cerca de 95% das pessoas com um anticorpo positivo CCP irá preencher os critérios de AR no futuro.
Indicação: junto com FR no paciente com sinais e sintomas compatíveis com artrite inflamatória não diagnosticada previamente ou diagnosticado como artrite indiferenciada; como acompanhamento se FR foi negativo e é mantida a suspeita de RA.
Interpretação clínica: Se há positividade para ambos os anticorpos CCP e FR, o diagnóstico de AR é muito provável e o prognóstico pode ser o de desenvolvimento de forma mais grave da doença. Se há positividade para o anti CCP, mas não de FR, ou se há baixos níveis de ambos, com sinais clínicos que sugerem AR, pode significar AR inicial ou que haja desenvolvimento futuro da doença. Se o indivíduo é negativo para o anti CCP e FR é positivo, a clínica torna*se mais relevante para o diagnóstico. Se o paciente é negativo para ambos, anti CCP e FR, o diagnóstico de AR é menos provável. Os anti CCP, raramente, podem ser positives em outras condições auto*imunes, tais como LES, hipertireoidismo autoimune e síndrome de Sjögren. Raramente também pode ser detectado em infecções virais, tais como hepatite C.

Coleta: 1 * Coletar amostra em tubo gel;
2 * Aguardar 30 min para retração do coagulo;
3 * Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;
4 * Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
5 * Não colher próximo as refeições.
6 * Lipemia e hemólise podem atuar como interferentes.