Material: Plasma citrato EXT

Preparo: Jejum não necessário.

Interpretação:

A Alfa2 anti-plasmina é o inibidor fisiológico mais importante da atividade fibrinolítica da plasmina, com a qual forma rapidamente e de maneira irreversível o complexo PAP: plasmina – anti-plasmina. É capaz de neutralizar a plasmina que se solta da superfície do coágulo de fibrina, impedindo assim que a fibrinólise se estenda a locais distantes do sítio de lesão vascular.
Indicação: Determinação funcional da atividade plasmática da alfa 2 anti-plasmina para diagnóstico da deficiência de síntese, aumento de consumo e monitorização da terapia de reposição.
Interpretação clínica: Atividade diminuída da alfa2 anti-plasmina pode ser encontrada no dano hepático grave, pois tem síntese hepática; em situações de hiperfibrinólise, como por exemplo na coagulação intravascular disseminada; e na manipulação cirúrgica de orgãos com alto conteúdo de ativadores da fibrinólise, como durante o transplante de fígado. A deficiência parcial ou completa de alfa 2 antiplasmina é rara e são escassas as informaçõessobre suas manifestações clínicas, evolução e resposta terapêutica.

Sugestão de leitura complementar:
Hayward CPM, Cina CS, Staunton M, Jurriaans E. Bleeding and Thrombotic problems in a patient with alpha 2 plasmin inhibitor deficiency. J Thromb Haemost 2005; 3:399-401.

Igala M, Oukkach B, Khoubila N, Faez S, Benchekroun S. A congenital ?2-antiplasmin deficiency. Ann Biol Clin 2013; 71(1):93-5

Coleta:

A proporção sangue/anticoagulante deve ser exatamente de 9:1 (9 partes de sangue para 1 de anticoagulante – citrato 3,2% tamponado);
– Homogeneizar a amostra por inversão suave de 5 a 8 vezes (a falha na homogeneização adequada do sangue em tubos com anticoagulante precipita a formação de microcoágulos).

* PROCESSAMENTO DA AMOSTRA:
– A amostra deve ser centrifugada imediatamente após coleta por 15 minutos a 3000 rpm;
– SEPARAR o plasma com cuidado para não misturá-lo com o sedimento.
– Volume mínimo para ser encaminhado é de 2,0 mL;
– Congelar o plasma imediatamente após a centrifugação;
– Manter a amostra congelada durante o armazenamento e transporte;